A decisão judicial ocorrida ontem, dia 4 de fevereiro, determinada pelo juiz Joel Firmino Junior, que, determinou o afastamento do presidente da Câmara de vereadores de Santaluz, na região sisaleira, Sérgio Suzart (AVANTE) pelo critério do terceiro mandato, fixando multa de 50 mil no caso de desobediência, remete a outro caso, este na Costa do Descobrimento, envolvendo o presidente da câmara de Belmonte, Luluca da Ambulância, que também foi eleito para um terceiro mandato à frente do legislativo belmontense.
O pedido de afastamento atende ao pedido do MP, diante do desrespeito de posição consolidada do STF que prevê a alternância de poder como princípio fundamental da democracia. Seguindo este entendimento o MP ainda pode chegar a outros caos no Estado, a exemplo do vereador Luluca em Belmonte.
Com o afastamento de Suzart, a Câmara Municipal de Santaluz tem cinco dias para esclarecer as circunstâncias da eleição da Mesa Diretora 2025-2026. Enquanto isso, o vereador que estiver na linha de sucessão deve assumir a presidência da Casa de forma interina até uma nova decisão judicial. Cabe recurso à decisão.