Pesquisa amplamente divulgada pela campanha do candidato a prefeito, Jânio Natal, que aponta diagnóstico eleitoral no município de Porto Seguro, teve a divulgação proibida pela Justiça Eleitoral sob pena de multa diária de 53 Mil Reais.
*A pesquisa embora registrada causou desconfiança na opinião pública pela discrepância dos números, sendo que a origem da pesquisa também está em ambiente de dúvida, quanto a autenticidade dos dados coletados e a metodologia aplicada para se obter o resultado.
É válido ressaltar que a suspensão da pesquisa aconteceu por contrariar dispositivos legais.
Entenda
A pesquisa eleitoral embora registrada só pode ser divulgada desde que contenha as informações necessárias previstas na lei eleitoral, informações estas que devem ser consideradas imprescindíveis, como o plano amostral; a ponderação contra o sexo, idade, grau de instrução, nível econômico, área física e realização do trabalho a ser executado e, o intervalo de confiança e margem de erro.
No caso específico, a pesquisa eleitoral possui vícios insanáveis no plano amostral e no questionário que foi aplicado, por essa razão a justiça eleitoral suspendeu liminarmente a sua divulgação. A pesquisa foi contratada e executada por, Adeilson de Lima Francisco (Flex Consultoria e Pesquisas).
A liminar proibitiva de divulgação estabeleceu que a empresa representada não poderá divulgar a pesquisa sobre pena de pagamento de multa no valor de 53 MIL REAIS em caso de descumprimento, salvo com a liberação da justiça eleitoral
Fica claro, que a referida pesquisa pela inconsistência das informações e condições que foram feitas, ela tem indícios de que poderia haver um direcionamento para o resultado; a justiça eleitoral também determinou o livre acesso ao sistema interno de controle da pesquisa, mantendo a transparência e a integridade do processo eleitoral
A impugnação da pesquisa foi proposta pela coligação "O futuro está em nossas mãos", que tem como candidata a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira. A candidata informou que sempre buscou um processo eleitoral limpo e distante de manipulações para que as pessoas possam votar sem influências de pesquisas supostamente fraudulentas.