top of page
PodCast Café com Antonio Marcos

Assista entrevistas especiais no youtube

Instagram

TSE retoma julgamento de Jânio Natal na terça-feira, 11

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 6 de mar.
  • 1 min de leitura
 

Se decisão for pela manutenção do mandato, Brasil pode inaugurar uma nova modalidade política 'mandatos de aluguel'

O Tribunal Superior Eleitoral irá retomar o julgamento de Jânio Natal, prefeito de Porto Seguro, na terça-feira, dia 11. O político assumiu o mandato de sua reeleição como alcaide porto-segurense com a incerteza se continuaria ou não prefeito da cidade, diante de sua batalha jurídica com a terceira eleição para cargo executivo, o que é vedado pela legislação eleitoral vigente.


Natal, que foi eleito prefeito em Belmonte, no ano de 2016, embora tenha renunciado ao mandato na famosa "posse da meia-noite", deixado o irmão, seu vice na chapa como prefeito, concorreu em 2020 a prefeito de Porto Seguro, e foi eleito, repetindo o feito recentemente em 2024, ou seja, Jânio participou de três eleições diretas para prefeito, obtendo êxito nas três situações, o que aos olhos da legislação eleitoral pode ser interpretado como TERCEIRO mandato.



A decisão do TSE pode virar jurisprudência, diante do caso atípico. Se a côrte decidir pela manutenção do mandato de Jânio Natal, o país pode inaugurar uma nova modalidade política, os 'mandatos de aluguel', com candidaturas moldadas nos conchavos, apadrinhamentos e negociadas sendo bem-vindas aos olhos de uma anomalia da legislação eleitoral, provocada por uma situação que por si só, foi gerada ao arrepio da lei.

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page